quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O "Zé do Caixão"

Até 1969, a VW brasileira só produzia o Sedan (Fusca), o Karmann Ghia e a Kombi. Os dois primeiros valiam-se da plataforma do Sedan enquanto o terceiro usava componentes básicos VW, que lá fora já serviam a uma bem mais vasta série de derivados do Volks.

Foi em 1969, após a aquisição pela VW da Vemag e ao término da produção da linha DKW, que a VW finalmente lançou o Sedan quatro portas 1600. Apesar da boa iniciativa, o carro acabou tendo vida curta, saindo de produção em 1971 após apenas 24.475 unidades -- muitas das quais utilizadas no mercado como táxis.


O desenho em três volumes bem definidos, o aspecto geométrico do carro e as maçanetas quadradas que lembravam alças valeram ao carro o apelido "Zé do Caixão". Mas apesar de sua breve existência, o sedã deixou filhotes importantes: a perua Variant e o TL, modelo hatch de duas e quatro portas. E dessa linhagem nasceu em 1973 a Brasília, o mais famoso representante da dinastia 1600.



Fontes: http://vw1600.blogspot.com/,
http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_143498.shtml,
Automóveis no Brasil, Editora Alaúde, Fabio Steinbruch

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