Nos anos 30, diversos pilotos empreendedores criaram carros especiais para correr na corrida da Gávea e em outras (raras) provas, geralmente baseados em Fords, Chevrolets, Studebakers e outros carros americanos, sem muita chance contra os carros puros de competição Alfa-Romeo, Maserati e Bugatti. Foi nesse espírito, e calcado na experiência argentina (o Turismo de Carretera com longas corridas de estrada), que surgiu no Brasil a categoria de Mecânica Nacional, mais conhecida como carreteras.
As Carreteras fizeram muito sucesso no Brasil entre as décadas de 40 até meados de 60. A mais famosa, sem dúvida, foi a número 18 de Camilo Cristófaro. A "18" participou de inúmeras provas de longa distância em Interlagos tendo eventualmente rivalizado com alguns dos KG Prosche da equipe Dacon (como retratado no desenho acima feito por Anísio Campos da "18" perseguindo o KG Porsche Dacon de Wilsinho Fittipaldi).
Abaixo uma foto de uma carreteira "na cola" do KG Dacon do Moco.
Fonte/Source: Carlos de Paula (http://www.brazilyellowpages.com/carreteras.html) e/and http://www.anisiocampos.com/his.html
O carro atras do KG Porsche é um Renault "Rabo Quente", provavelmente um dos Renault carreteira equipados com mecanica Interlagos 1000 CC e cambio de 4 marchas.
ResponderExcluir