Sobre o SP 2: Projetado integralmente no Brasil, o carro foi batizado de SP (iniciais de São Paulo, estado onde foi idealizado e produzido) e chegou a ser produzido em duas versões, SP1 (1.584 cc e 65 cv) e SP2 (1.678 cc e 75 cv). O SP2 foi construido com chassis e mecânica basicamente da VW-Variant, com algumas diferenças, como freios dianteiros a disco e motor de 1679cc com dupla carburação (Solex 34 PDSIT).
O SP2 continuou em linha até fevereiro de 1976, atingindo a marca de 10.205 unidades produzidas, das quais 670 exportados para a Europa. A VW chegou a cogitar a substituição do motor por outro mais potente, o do VW-Passat (refrigerado a água), cujo protótipo foi chamado de SP3. Porém, o custo do investimento mostrou-se muito elevado e o carro infelizmente não passou de um protótipo.
Fontes:
http://www.vwsp2.com.br/historia/
http://vwsp2classico.blogspot.com/2009/09/historia-do-volkswagen-sp2.html
Automóveis no Brasil, Editora Alaúde, Fábio Steinbruch
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