Karmann Ghia Clube de Belo Horizonte, Brasil

Bem-vindo! Welcome! Willkommen! Velkommen! Bienvenido! Bemvenuto! Soyez le bienvenu! Kαλωσόρισμα! 歓迎!
E-mail: kgcbh@terra.com.br

sábado, 2 de novembro de 2013

Carlos Augusto Burza

Segue ótimo texto que nos chega através do Embaixador Fred com relato do Dr. Carlos Burza, grande advogado e piloto, relatando a sua participação nos 500 KM de INTERLAGOS 2013, a bordo de um belíssimo Karmann Ghia. Obrigado a ambos pela atenção da mensagem e parabéns ao Dr Burza pelo belo exemplo de talento e bom gosto!

Segue link com outros detalhes sobre a prova: https://www.facebook.com/500KmDeInterlagos

Carlos Augusto Burza 

A data da realização dos 500 Km de Interlagos vinha se aproximando e eu com aquela vontade de correr que só quem jejua há quase dois anos pode sentir...
Comecei a pensar em como participar, uma vez que estava sem patrocínio e vendi todos os carros de corrida. Pensei em um amigo que tem um Porsche 996 e achei que ele poderia querer correr. Pedi para o Manelão elaborar um orçamento e ia sair em busca de algum apoio. Como é uma prova de longa duração ia ficar caro para andar na categoria principal. Então vi que na programação, entre outras provas haveria uma de carros clássicos preparados para correr, a Fórmula Classic.

Falando com o Marcelo Torraciotti (o Torrão), ele me disse para falar com o Adriano Griecco, que tem um Karmann Ghia com motor AP e que, aparentemente não ia correr, podendo assim me alugar o carrinho. O Adriano, por sua vez, me disse que o carro era meu para fazer a prova, mas estava sem banco. Tive medo de engolir as orelhas com o meu sorriso!

Na mesma semana o carro estava no Manelão para uma breve revisão, já que o carro não andava há mais de três anos, pelo que fui informado. “Ô garoto...” disse o Manelão, “esse carro tá sem pneu e eu fiz uma revisão nele, alinhei e tudo mais... mas não sei não. E ainda não vou poder ficar com você na pista porque mudaram a data da GT e da Mercedes para o mesmo fim de semana, então vou pra Curitiba!”. Pensei: agora eu corro de qualquer jeito, nem que tenha que ficar de mecânico. Além disso o Adriano tinha me dito que os pneus iriam aguentar, que mais eu podia querer?

Então comentei com os meus amigos Márcio Mártire e Daniel Nathália e eles disseram que iriam me ajudar e que o Daniel conhecia um mecânico legal e que tudo ia dar certo. Assim foi feito: No sábado estávamos todos lá, eu, o Daniel , o Márcio, o Torrão, o Adriano e o Lúcio da DR Preparações. Em vista do orçamento apertado, decidi que não ia comprar pneus. Aqueles eram de 2001 e estavam ... sei lá... rsrsrsrssr. Vamos pra pista!

O carro tremia e tossia e falhava era impossível dirigir daquele jeito. Parei no Box e o Lúcio desmontou tudo. O carburador tinha sujeira de 36 meses sem uso. Além disso, havia uma engrenagem no carburador que acionava a marcha lenta, mas que estava dando uma sobrealimentação, o que fazia o carro falhar depois de umas cinco voltas.

Bom, na classificação fiquei em antepenúltimo, mas que com o carro naquelas condições não era nada mal.
O importante é que eu estava de volta às pistas! Isso era fantástico e dirigindo um carro que sempre esteve presente na minha história. “Você perderia”. Essa era a mensagem da Volkswagen para aqueles que ousavam levar o Karmann Ghia para as pistas, nos 10 anos em que foi fabricado aqui no Brasil.

Todos se lembram dos Karmann Ghia Dacon que foram usados pelo Wilsinho, Emerson e Moco. Mas esses tinham motor Porsche e aí a estória é diferente. Na pista o carrinho se mostrou muito valente, mas ao mesmo tempo era um carro que desafiava ser dominado. Não era um carro dócil e só com muito trabalho de acelerador e direção era possível mantê-lo no asfalto. Eu e o Daniel resolvemos que os pneus dianteiros não aguentariam a prova e então trocamos por pneus novos, deixando os velhos na traseira. Logicamente isso fez com que a traseira ficasse ainda mais solta do que já era, forçando manobras de drift em todas as curvas de Interlagos, praticamente. Mas de certa forma, isso fazia com que o contorno das curvas fosse feito com maior velocidade. O problema é que carro antigo pulveriza óleo por onde passa e a situação era de que, uma volta nunca era igual a anterior. Parecia corrida na chuva.

Foi uma tarde deliciosa, com a presença de amigos queridos e um 5º Lugar na categoria!




 



Fotos: Carlos Burza

3 comentários:

  1. Parabéns ao Dr. Carlos Burza, um vencedor cujo valioso prêmio foi ter tido o mérito da realização de um grande sonho! Em certas ocasiões na vida, é melhor se arrepender por ter feito algo que se gosta (esse não é o caso) do que por NÃO ter tido coragem de correr atrás do sonho.
    Marcelo Meireles Bahia.
    Fortaleza/CE

    ResponderExcluir
  2. Eu, Marcio Martire, tive o imenso prazer de estar auxiliando o Carlos Burza, junto com o Daniel Gonçalves e o Marcelo Torrão. Posso dizer que foi uma corrida épica, diante das circunstâncias... inesquecível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, obrigado pelo registro. Apareca sempre por aqui. Abracos,

      Excluir