Karmann Ghia Clube de Belo Horizonte, Brasil

Bem-vindo! Welcome! Willkommen! Velkommen! Bienvenido! Bemvenuto! Soyez le bienvenu! Kαλωσόρισμα! 歓迎!
E-mail: kgcbh@terra.com.br

sábado, 24 de julho de 2010

Túlio Veloso: Mestre Restaurador (Parte I)

Com essa postagem damos início a uma série de matérias sobre pessoas dedicadas à preservação e restauração do Karmann Ghia. Para iniciar a série, ninguém melhor do que "o cara": Túlio Veloso da Multi Land de Três Pontas.


Túlio gosta de dizer que nasceu praticamente no meio dos carros e tratores, na cidade de Três Pontas (MG) onde seu avô, na década de 30, era proprietário de um posto Esso.
No inicio da década de 60, seu pai e tios abriram uma revenda e oficina de manutenção de carros Jeep Willys e VW, além de tratores Massey Ferguson. Abaixo fotos da Revenda VW da família Veloso em Três Pontas onde antes funcionara um dos seus postos Esso.
Nessa época, o pai de Túlio viajava com freqüência para São Paulo para comprar acessórios e buscar novos carros na Volkswagen em São Bernardo do Campo. Túlio o acompanhou em diversas viagens, a bordo de Fusca, Kombi e Karmann Ghia 1200, trafegando por estradas quase sempre de qualidade sofrível. E assim foi ele, aprendendo e se impregnando da paixão pelos carros, em especial pelos VW.




À medida em que o negócio crescia, a concessionária da família marcava presença em todos os eventos e exposições da cidade, para promover os veículos que comercializava.
Foi por essa época que Túlio começou a ajudar seu pai em outra de suas paixões: a restauração de veículos antigo, como a do Ford 1924 que está até hoje com a família.
Quando seu pai faleceu, a coleção somava 15 carros antigos, incluindo um Kissel 1926!

7 comentários:

  1. Quero parabenizar ao Levindo Santos e ao Tulio Veloso pelo excelente site e desejar que todos continuem divulgando a preservação de reliquias que fazem parte do nosso tempo, de nossa história, que nos trazem boas lembranças daquilo que marcou época. Abraços, Renato - Varginha - M.G.

    ResponderExcluir
  2. E ai, meu filho. Parabens!. Siga em frente que seu pai vela pos você., no céu. Felicidade s e boas restaurações.

    ResponderExcluir
  3. Minha experiência com o Túlio Veloso sempre foi ótima: excelente profissional (cumpridor de prazos...), uma enciclopédia viva no que se refere ao Karmann Ghia no Brasil, além de uma pessoa muito cordata. Na minha opinião um dos maiores entendedores de KGs no território nacional, pois além do conhecimento histórico possui também conhecimento técnico e uma boa logística em sua oficina. Abraços. Vinícius Tostes (v-tostes@uol.com.br)- Belo Horizonte MG

    ResponderExcluir
  4. Excelente matéria sobre um dos maiores mestres restauradores de Karmann Ghia no mundo. Figura ímpar, de inegável tradição no automobilismo. Parabéns, grande Túlio. Abração em todos!

    FREDERICO (fredmp@milbr.net)
    TRÊS PONTAS - MG

    ResponderExcluir
  5. Excelente matéria sobre um dos maiores restauradores de Karmann Ghia do mundo! Figura ímpar, de tradição no automobilismo. Parabéns, grande Túlio!


    FRED CARVALHO - TRÊS PONTAS

    ResponderExcluir
  6. Embora eu não tenha conhecido o Túlio, tenho a certeza de que é uma grande pessoa, pois, por telefone, ele me explicou como eu faria para arrumar a máquina do vidro do meu K.G. Em breve, pretendo conhecê-lo.
    Para ter acesso as minhas fotos, acessem meu perfil no facebook:
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100003281275846
    Posto aqui um pequeno vídeo do carro: http://www.youtube.com/watch?v=o_I0jrD0ahE
    Muito Obrigado pela colaboração!!!!
    Até mais...

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, estou precisando do número do telefone da oficina Mult land em Três pontas MG ou o número do celular dos proprietários, alguém pode me ajudar.
    Grato
    José da Paixão
    Email josepaixaocor@bol.com.br
    75-81220137

    ResponderExcluir