Simplesmente sensacional o livro que ganhei de presente do amigo Wolfgang Klinkert, da Alemanha e que chegou essa semana pelo correio. Trata-se de uma publicação rara, em alemão, que foi patrocinada pela finada Karmann por ocasião do seu aniversário de 100 anos, em 2001. Desde então, a empresa entrou num espiral negativo que culminou com sua falência no ápice da crise econômica de 2008.
O livro é tão espetacular que merece ser mostrado integralmente; a conta-gotas. Percorre toda a história da empresa, desde os tempos em que produzia carruagens, lembrando os primeiros automóveis, passando pelo apogeu da sua associação com a italiana Ghia em que co-assinaram projetos revolucionários e chegando até os último anos como empresa especializada na produção de carros conversíveis.
Hoje começamos com capa do livro e fotos das primeiras carruagens do final do século XIX.
Em 1901, Wilhelm Karmann adquiriu a fábrica de carruagens fundada em Osnabrück por Christian Klages em 1874. Já em 1902 seria produzida a primeira carroceria para um automóvel, um Dürkopp-Werke. Durante sua existência a Karmann produziu mais de 3 milhões de carros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário