A Vemag S.A. – Veículos e Máquinas Agrícolas era uma empresa brasileira do Grupo Novo Mundo que fabricava o DKW sob licença da Auto Union GmbH, de Düsseldorf, Alemanha. Em 1958, a engenharia da Vemag criou o departamento de Testes de Veículos, contratando o italiano naturalizado brasileiro Jorge Lettry como supervisor. Lettry logo percebeu a oportunidade de colocar o DKW-Vemag nas corridas e em meados de 1959 nasceu a Equipe Vemag.
A equipe contava com dois pilotos: Mário “Marinho” César de Camargo Filho e Bird Clemente. Os carros de pista eram todos brancos, apenas com os números de corrida pintados nas portas dianteiras e tampas do motor e porta-malas. Apesar de contar apenas com dois pilotos oficiais, muitos outros tiveram participação na equipe. Contam-se aí Francisco Lameirão, Anisio Campos, Roberto Dal Pont e Eduardo Scuracchio.
Com a chegada no país do Willys Interlagos Berlineta de 1 litro em 1963, um carro bem mais leve que o sedã DKW, a hegemonia da marca começou a ser ameaçada. A Equipe Vemag comprou três Malzoni, aumentando assim sua competitividade. O DKW-Malzoni, conhecido como Puma-DKW, diferentemente dos JK, Gordini, Simca, Interlagos e os próprios sedãs DKW, que as fábricas adaptavam para competições, já nasceu nas pistas. Foi uma criação do advogado Genaro (Rino) Malzoni, que construía carros na sua fazenda em Matão, interior de São Paulo.O Malzoni, com carroceria de fibra, teve excelente desempenho em diversas corridas, fortalecendo a Vemag nas corridas de rua, e melhorando o seu desempenho em Interlagos e no recém inaugurado autódromo do Rio de Janeiro. Em 1965, por exemplo, na corrida de Piracicaba, os Malzoni simplesmente dominaram com Marinho, Eduardo Scuracchio e Chiquinho Lameirão chegando em 1-2-3. Mas apesar de finalmente ter um verdadeiro carro de corridas nas mãos, a Vemag simplesmente não conseguiu bater os Simca-Abarth e Berlinettas/Alpines, e mais tarde, os Karmann-Ghia Porsche da Dacon nas corridas de maior expressão.
Ao lado, um KG Porsche seguido de perto de um DKW Malzoni
Em 1965, a VW alemã adquiriu a Auto Union da Daimler-Benz, que a havia absorvido ainda em 1958, e no final de 1965 anunciavam-se as negociações da compra da Vemag pela filial brasileira da VW, concretizada no início de 1966. A Equipe Vemag, já desmotivada e sem orçamento, seria extinta no final do primeiro semestre. Lettry deixou a Vemag e assumiu o cargo de diretor técnico da Puma.
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