Karmann Ghia Clube de Belo Horizonte, Brasil

Bem-vindo! Welcome! Willkommen! Velkommen! Bienvenido! Bemvenuto! Soyez le bienvenu! Kαλωσόρισμα! 歓迎!
E-mail: kgcbh@terra.com.br

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A Equipe Dacon

A Equipe Dacon - No início da década de 60, as competições automobilísticas brasileiras eram dominadas por três principais equipes, cada uma ligada a uma fábrica de veículos instalada no país: Simca, Vemag e Willys Overland. Mas em 1966, com o surgimento da equipe Dacon do empresário Paulo Goulart e o desenvolvimento dos famosos Karmann Ghia Porsche, as berlinetas Willys finalmente viram sua supremacia chegar ao fim.


Adesivos da Escuderia Dacon: "Tartaruga No.2" de José Carlos Pace (Moco) e a "Corujinha No. 6" de Anisio Campos.

Vitória Logo na Primeira Corrida - Paulo Goulart da Dacon trouxe de São Paulo seu primeiro Karmann-Ghia Porsche com motor 1600 tipo 95-SC (Porsche 356C), que foi pilotado por Chico Landi e venceu as 1000 Milhas da Guanabara em 26 de julho de 1964. O sucesso do carro inspirou Goulart a pensar numa equipe e carros especificamente preparados para competições.

Na foto, O KG pilotado por Landi passando em frente ao Canal de Marapendi, no Circuito de rua da Barra


Domínio nas Pistas do País - Na foto abaixo, a primeira versão do KG Porsche da equipe Dacon, pilotada por José Carlos Pace. As versões posteriores teriam cor azul escura e uma carroceria fabricada em plástico reforçado com fibra de vidro -- muito mais leves e adequadas para as competições.


Já em 1966, Goulart formou a equipe Karmann-Ghia Porsche Dacon, que chegou a contar com quatro carros: dois equipados com motores de 1.600 cm3 do Porsche 356C e dois com os poderosos 2.000 cm3 do Porsche 904.


Na foto acima, a incrível chegada dos 1.000 Km de Brasília em 1967 com três KG chegando nas três primeiras posições. Os carros eram pilotados por Rodolpho "BIGODE" Olival Costa e Lian Duarte (No. 12); Emerson "RATO" Fittipaldi e Francisco "CHICO" Lameirão (No. 7); e por Wilson "TIGRÃO" Fittipaldi e José Carlos "MOCO" Pace (No. 77).

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Rally das Águas


A segunda etapa do Brazil Classics FPT Tour foi realizada no circuito das águas de Minas Gerais entre os dias 11 e 13 de junho de 2009. O evento contou com 48 veículos antigos de diversas marcas e idades.




A dupla Levindo Santos (piloto) e Walter Santos Júnior (navegador), à bordo de um KG conversível amarelo de 1968, terminou a etapa em oitavo lugar.


domingo, 27 de dezembro de 2009

Clubes Associados

O KG Clube de Belo Horizonte colabora com clubes e admiradores do Karmann Ghia em diversos países. Os principais clubes com os quais mantemos relacionamento são:



Karmann Ghia Club da Dinamarca http://www.karmannghia.dk/





Karmann Ghia Owners Club of Great Britan http://www.kgoc-gb.org/





Karmann Ghia IG Lippe da Alemanha





Karmann Ghia Club Südhessen, Alemanha http://www.kgcs.de/


Revista Fusca & Cia

A revista Fusca & Cia publicou 4 matérias sobre o Karmann Ghia em 2009. O destaque ficou por conta da edição 048 (abril) com uma matéria comparando os primeiros KG fabricados no Brasil (1962) aos últimos modelos de 1972. A edição 052 (setembro) deu destaque ao KG tipo 34 alemão, enquanto a edição 051 contou a história dos vitoriosos Karmann Ghia Porsche da equipe Dacon da década de 60. Já edição 042 (fevereiro) mostrou um interessante Karmann Ghia TC "convertido".












sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

KG CLUBE DE BELO HORIZONTE

Seja bem-vindo ao blog do KG Clube de BH!




Os objetivos do nosso clube são:
  1. Estimular a troca de informações e a preservação da memória deste clássico das indústrias automobilísticas nacional e internacional;
  2. Promover o companherismo e amizade entre os seus membros; e
  3. Gerar e manter um registro independente dos Karmann Ghia fabricados no Brasil.