Karmann Ghia Clube de Belo Horizonte, Brasil

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domingo, 5 de agosto de 2012

Travas da Alavanca de Câmbio

Mestre Túlio começa a tirar do forno os primeiros capítulos do que deverá ser um livro técnico sobre o Karmann Ghia. Cheio de detalhes decorrentes dos anos de experiência restaurando o carrinho, Túlio nos enviou um aperitivo do que vem por aí. Abaixo, incluo extratos do texto e algumas fotos do capítulo sobre Travas da Alavanca de Câmbio.

Obrigado ao Túlio pelo texto. Todos do Clube estarão à disposição para apoiá-lo no que for necessário para concretizar esse fascinante projeto.

Travas e partida no cambio VW Karmann Ghia

"Tenho nas minhas preciosidades três modelos de travas da alavanca de cambio da linha VW, especialmente do modelo que era usado no Karmann Ghia, e que além de travar o câmbio, também dava a partida nos Karmann Ghia de 65/66/67. São 3 modelos de diferentes fabricações, um deles ainda disponível no mercado internacional  para compra. Vou denominá-los da seguinte forma: 


A - trava de cambio modelo Alemão, ainda encontrada para compra no mercado internacional





B - trava de cambio fabricada no Brasil, revendida como acessório pela VW e casas de peças e acessórios  multi marcas até pouco tempo (10 anos)






K – trava do cambio com partida acoplada utilizada de fabrica nos veículos Karmann Ghia, muito difícil de encontrar a não ser guardadas em cantos de antigas oficinas e garagens, geralmente faltando partes.





Abaixo, as 3 travas, lado a lado:



Detalhes característicos de cada peça:


A trava A tem a carcaça um pouco mais fina que as demais, tem as chaves iguais às da trava K original, porém sem a logo VW, com uma tampa para fechar o local de introdução da chave (quando a chave esta fora do local), solução muito boa por impedir a entrada de sujeira no local. A trava vem pintada de preto fosco e tampinha de chave é zincada. 
A trava B tem as chaves com alavanca dos dois lados e não conta com a tampa do bocal da chave.É pintada de cor chumbo escuro metalizado. Outra característica da trava B é que ela permite a retirada da chave com a trava acionada, o que permite manter a chave de contato e a de travar o câmbio em um mesmo chaveiro.
A trava K tem a carcaça do mesmo tamanho da trava B, vem com a logo VW em auto relevo na torre da chave e tem ainda um ressalto e uma abertura na parte inferior da frente onde é ligado um chicote elétrico para contato da ignição e partida. A trava K é pintada na cor cinza prata igual as rodas da época e vem com tampinha da chave cromada. As chaves também têm a logo da VW.Todas as três travas trancam a alavanca de câmbio na posição de ponto morto ou de ré engatada.
Estas travas eram tradicionalmente removidas dos carros porque apresentavam muitos defeitos com o uso. Com a dificuldade de encontrar peças de reposição, acabavam usualmente sendo substituídas por partidas alternativas em botões no painel e trancas de direção de Fusca. Hoje há uma ótima solução: a instalação de relés para auxilio da partida, ficando o contator apenas com a tarefa de enviar corrente para o relé, o que dá ao contator um ótimo alivio."



Multi Land comercio de peças e serviços Ltda.
Rua Domingos Ferreira de Brito Nº107 – Centro
Três Pontas – MG
Três Pontas MG 27/07/2012
Túlio Figueiredo Veloso

2 comentários:

  1. Realmente a cada dia é maravilhoso saber mais sobre o Karmann Ghia, principalmente, quando este relato vem do amigo conhecedor do assunto, Tulio Veloso, mestre nestes charmosos carros, parabéns
    Rogerio Astur Guaranésia Minas Gerais.

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  2. Ótima matéria, mas pela falta das travas originais da volkswagen no mercado você sabe dizer se é possível adaptar a ignição em um modelo desses alemães? Seria trocar o miolo? Obrigado! Um abraço, Ivan

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