Karmann Ghia Clube de Belo Horizonte, Brasil

Bem-vindo! Welcome! Willkommen! Velkommen! Bienvenido! Bemvenuto! Soyez le bienvenu! Kαλωσόρισμα! 歓迎!
E-mail: kgcbh@terra.com.br

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Karmann Ghia Conversível

Até o hoje o único conversível de série jamais fabricado no país


Na realidade, feito em lotes semi-artesanais e em pouquíssimas unidades*, o mais correto seria considerá-lo “um fora-de-série de fábrica”. Um bom exemplo disso é o teto que, bem mais simples que o do modelo alemão, era fabricado em estrutura própria, moldada uma a uma e sem forração interna.

O Karmann Ghia conversível começou a ser fabricado em 1958 na Alemanha mas só chegou por aqui 10 anos mais tarde, exatos 6 anos após a fabricação do primeiro cupê nacional da marca. Assim como acontecia com o cupê, o chassi com mecânica saía da fábrica da VW na Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), para a da Karmann, perto dali.

Por ocasião do lançamento do primeiro conversível nacional, a linha Karmann Ghia brasileira passou por sua mais expressiva atualização. Os antigos motores 1.200 cc foram substituídos pelos de 1.500 cc, dando ao carro uma performance um pouco mais consistente. As lanternas traseiras ficaram maiores e as rodas ganharam novo desenho. Com revestimento plástico que imitava jacarandá, o novo painel ganhou também um relógio menor, do tamanho do marcador de combustível. No interior, botões e comandos de baquelite, antes brancos, ganharam a cor preta e o volante, também preto, ganhou um design ligeiramente modificado.


* Dos 29 287 Karmann Ghia nacionais, acredita-se que 177 conversíveis foram feitos até 1971. Nem VW nem Karmann confirmam este total.

3 comentários:

  1. Foram fabricadas 178 carrocerias, carros vendidos 117 unidades, a carroceria 178, ficou até o ano de 2000 na fábrica karmann Ghia(Brasil), foi vendida para um diretor da fábrica, eu forneci peças para esta carroceria, mas o diretor não era do meio de autos antigos, queria montar o auto com pressa, e sem gastar $$$, no meu modo de ver a carroceria foi asssasinada, pois foi colocada num chassi de um 1964( chassi antigo, a armação da capota, foi trazida do 1969 alemão, diferente do nacional, que é igual do 1961 até o 1968 alemão, as armações sempre foram alemãs, foi colocado carpete, igual de casa, vermelho, com bancos com capa cor de areia, nada a declarar, sem comentários.
    Renato Baruch
    renatobaruch@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. o número exato de Karmann Ghia fechado e conversíveis, foram 23.177 do modêlo 141/143.
    Do Karmann Ghia TC entre 18 e 19 mil, não me lembro o número exato, para completar VW SP2 10.205, dados da Karmann Ghia que estive lá em 200 e 2001, a segunda vez, forneci peças para um Karmann Ghia TC, que foi para a matriz.
    renatobaruch@hotmail.com

    ResponderExcluir